A nova Miss Santa Maria foi eleita na última quinta-feira. Na categoria adulta, nossa representante no Miss Rio Grande do Sul é Ana Carolina Carvalho Spode. Conversamos com ela para conhecer um pouco mais da nossa representante.
Idade – 23 anosOcupação – Estudante de Medicina (último semestre)Onde nasceu – Santa MariaOnde mora? – Atualmente, moro em Passo FundoCaracterísticas – 1,76 m, 59 kgO que gosta de fazer no tempo livre? – Gosto de passar o tempo com a minha família, ir na academia, viajar e me divertir nas festas com os meus amigosO que Santa Maria significa para você? – Cresci aqui até os meus 17 anos, quando me mudei para Passo Fundo, no início da faculdade. Essa cidade representa muito. É onde estão as pessoas mais importantes para mim. Tenho um carinho imenso pela nossa querida Santa Maria.Você gostaria de trazer luz a qual tema? – Dentre tantos temas importantes, levantei a pauta sobre as campanhas de fotoproteção para a prevenção do câncer de pele, além da importância do diagnóstico e tratamento precoce, visto que o câncer de pele é o mais incidente em nosso país.Quais os próximos passos como Miss? – O próximo passo é a preparação para o Miss RS, que será no ano que vem, ainda sem data definida. Vou me preparar com muita humildade, pois ainda tenho muito a aprender, e determinação, uma vez que me responsabilizo por representar não somente a Ana Carolina, mas toda a nossa população santa-mariense.
Ausência sentida no top 3 adulto
Diferente da categoria Juvenil, que teve duas mulheres negras no TOP 3, a categoria adulta teve uma ausência sentida. A candidata Mayara Leme, uma das favoritas do público, e destaque em outros concursos de beleza, não figurou no TOP 3. De fato, eu também achava que Mayara, com toda sua beleza e representatividade, chegaria mais perto da coroa. Faço essa observação sem desmerecer o trabalho dos jurados, claro, e a beleza da Ana Carolina, que vai nos representar bem no Miss RS.
A coordenadora local do evento, Sandra Ávila, que tem décadas de experiência em concursos de beleza, afirma que é normal as opiniões distintas e também ressalta a beleza de Mayara:– Ela tem representatividade, é muito bonita e já conquistou espaço na área da moda e da beleza. Ela já está trabalhando em catálogos de moda em nível nacional. Ela tem muito potencial e, com o tempo e a experiência, certamente vai brilhar mais.Aliás, falando no júri, esse é outro fato que me incomoda no concurso local. Diferente do Miss Universo, que há alguns anos adotou algumas evoluções para manter o concurso adequado à sociedade atual, o certame local ainda não aderiu a alguns detalhes como, por exemplo, o time de jurados ser composto única e exclusivamente por mulheres. E não apenas por mulheres brancas, mas, sim, trazer representatividade cultural, de idades, cores, raças. O concurso oficial (Miss Universo) entendeu que homem julgando mulher é algo que ficou no passado. Machismo. Eu concordo com o evento oficial e torço pela atualização local. No geral, o Miss Santa Maria reuniu um bom público, teve 36 candidatas em seis categorias, uma estrutura bonita e mobilizou parte da cidade. Isso é muito legal e digno de parabéns à organização. Estamos na torcida pela politização do evento que, aos poucos, já aparece.